Notas e famílias olfativas são alguns dos termos usados no fascinante universo da perfumaria
Difícil achar quem não goste de perfumes. Doces, amadeirados, cítricos, florais, frutados, são muitas as notas olfativas que, combinadas, resultam em fragrâncias capazes de despertar diferentes sensações: refrescância, alegria, saudade, desejo etc.
E este é um universo em que a criatividade dos especialistas é ilimitada. Moléculas são desenvolvidas e novos grupos de notas olfativas estão sempre surgindo, possibilitando combinações até então inéditas, bem como novos resultados.
Uma fragrância pode ter, em sua composição, mais de 150 ingredientes, porém, há aqueles que se sobressaem. Estes serão identificados na pirâmide olfativa, usada como base de classificação das famílias olfativas que compõem perfumes e colônias.
Como a pirâmide olfativa é dividida?
As notas olfativas, divididas em três diferentes grupos, são classificadas de acordo com seu peso molecular:
Notas de saída: têm menor peso molecular e são mais voláteis e leves. Em geral, elas causam impacto imediato, ou seja, são as mais evidentes. Em contrapartida, evaporam mais rapidamente também. Nesta dimensão, encontram-se os cítricos, os aromáticos e os aquosos.
Notas de corpo: seu peso molecular é um pouco maior. Elas se revelam com mais intensidade alguns minutos depois de entrarem em contato com a pele. São, frequentemente, as responsáveis por trazer rastro e personalidade ao perfume.
Notas de fundo: possuem maior peso molecular, costumam ser menos voláteis e têm duração mais prolongada, ou seja, enquanto as notas de saída encantam e evaporam, as de fundo permanecem mais tempo, mas não em evidência. São elas, portanto, que determinam a duração da fragrância na pele.
Para ficar mais claro, acompanhe a ilustração:
As notas olfativas são separadas mais por uma questão didática do que prática, ou seja, elas não se isolam umas das outras como a pirâmide sugere. Também não é regra que as notas de saída desapareçam, por completo, após os 30 minutos.
O que de fato ocorre é que elas se complementam, permitindo que a fragrância evolua à medida que o tempo passa. Por isso, é importante aguardar alguns minutos, depois de aplicar o perfume, para sentir como a fragrância irá reagir em contato com sua pele.
Como saber se um perfume é de longa duração?
Conhecer as notas olfativas é o primeiro passo para identificar se um perfume é de longa ou curta duração. As fragrâncias mais frescas, verdes ou cítricas são formuladas para trazer frescor e uma sensação de leveza, como se a pessoa tivesse acabado de sair do banho.
Elas têm, portanto, menor peso molecular e, por esse motivo, evaporam mais rápido. Nesse caso, o ideal é reforçar o perfume ao longo do dia.
Já as fragrâncias florais, ambaradas e orientais têm peso molecular maior, o que permite que elas permaneçam por mais tempo na pele.
Isso não significa que todas as opções cítricas de perfumes são de curta duração, pois elas podem ter, como nota de fundo, uma de maior peso molecular, o que, consequentemente, irá garantir um tempo de permanência superior.
As fragrâncias amadeiradas, por sua vez, têm maior poder de fixação na pele. Por serem formuladas com notas menos voláteis, elas demoram mais tempo para evaporar.
Como é possível perceber, não há um elemento específico, com a função de fixar o perfume, ou seja, o que permitirá maior ou menor fixação é a combinação das notas olfativas.
Entretanto, há algumas dicas que podem estender um pouco o prazo:
- Antes de aplicar o perfume, hidrate a pele;
- Evite contato e atritos nos locais em que o perfume foi aplicado;
- Escolha as regiões frias do corpo para fazer a aplicação. Mas, se você preferir que a fragrância fique mais evidente e dure menos tempo, opte pelas regiões mais quentes. Ou combine as duas regiões para garantir duração e evidência.
Perfumes Lalouí
Agora que você descobriu um pouco mais sobre o universo da perfumaria, é hora de acessar o site www.laloui.com.br e conhecer as mais de 50 opções de perfumes, inspirados em grandes marcas importadas.
As essências de Lalouí, nas linhas masculina e feminina, são elaboradas com matérias de alta qualidade e formuladas com o propósito de promover maior fixação na pele.